domingo, 25 de janeiro de 2026
Início POLÍTICA “Zona Franca fica preservada”, garante Lula após visita ao Polo Industrial de...

“Zona Franca fica preservada”, garante Lula após visita ao Polo Industrial de Manaus

BRASIL – Cumprindo agenda de campanha em Manaus, o ex-presidente Lula (PT), líder nas intenções de votos dos amazonenses, visitou a fábrica da Moto Honda da Amazônia na manhã desta quarta-feira (31) e concedeu entrevista a veículos de comunicação do estado.

Lula afirmou que sua vinda a Manaus tem o intuito de marcar seu compromisso na defesa da Zona Franca de Manaus, alvo de constantes ataques do governo Bolsonaro. “A minha vinda até aqui é pra dizer o seguinte: eu quando era presidente renovei por 10 anos, depois a presidenta Dilma renovou por 50 anos [a Zona Franca de Manaus]. Na minha opinião a Zona Franca de Manaus é um patrimônio pro desenvolvimento da região norte do país. Ela precisa continuar gerando emprego, gerando renda e gerando oportunidade pras pessoas”, afirmou.

Geração de Emprego

Questionado sobre a geração de empregos e o alto número de brasileiros vivendo na informalidade, Lula disse que “esse é um grave problema do Brasil. Temos muita gente na informalidade, fazendo bico. As pessoas acham que isso é emprego, mas isso não é emprego. Emprego é registro em carteira, direito a férias, descanso semanal remunerado, um sistema de seguridade social. Nós vamos retomar obras, principalmente na construção civil. Retomar o ‘Minha Casa, Minha Vida’, o ‘Luz Para Todos’, as cisternas, as obras do PAC. Nós já fizemos isso em 2003, e vamos fazer com mais rapidez agora, porque a situação do povo tá muito pior.”

Fome no Brasil

“Lamentavelmente o povo tá passando fome! No país que é o terceiro maior produtor de alimentos, tem 33 milhões de pessoas passando fome e o presidente, com a maior cara de pau, diz ‘não tem tanta gente passando fome’. Não tem na casa dele, porque ele esconde até o cartão corporativo, tem sigilo pro povo não saber quanto ele gasta”, disparou Lula sobre a situação da fome que voltou a assolar os brasileiros.

Compromisso com o Amazonas

Lula finalizou a coletiva reafirmando seu compromisso com o Amazonas, preservando a Zona Franca de Manaus em caso de Reforma Tributária no país.

“A Zona Franca fica preservada. É um compromisso desde que eu fui candidato em 1989. Eu quando era presidente renovei por 10 anos, a Dilma por 50. A Zona Franca vai ter estabilidade por muito tempo”, finalizou o candidato pelo Partido dos Trabalhadores.

Assista: