Assembleia Legislativa começa atividades de prevenção ao suicídio

A partir da próxima sexta-feira (9), às 18h30min, a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) começa a as atividades de prevenção ao suicídio da Campanha “Setembro Amarelo”, com o lançamento da iluminação temática do prédio,  na cor amarela.

A iniciativa é da Escola do Legislativo Senador José Lindoso, em parceria com as diretorias de Saúde e de Serviço Social, junto com a Frente Parlamentar de Prevenção ao Suicídio e a Cruz Vermelha Brasileira no Amazonas.

A partir da segunda-feira (12), começa uma série de palestras promovidas pela Escola do Legislativo, por meio do programa “Educando pela Cultura”, coordenado pela pedagoga Jacy Braga. Ela explica que a primeira palestra, no dia 12, é direcionada aos servidores e gestores de escolas. “Vamos tratar das várias formas de gatilho que existem na sociedade que levam à ideação suicida, como preconceitos relacionados a questões de gênero, preconceito étnico, dificuldades financeiras, síndrome do ninho vazio e tantas outras que podem servir de ‘start’ para a ideia do suicídio”, disse.

Ela informa que, já a partir do dia 13, a equipe do programa vai visitar uma escola de cada coordenaria da Seduc em Manaus, com palestras de psicólogos sobre o tema para falar aos alunos sobre a importância da prevenção ao suicídio.

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES:

  • Dia 12/09, às 09h, palestra de Prevenção “A Ideação Suicida – O Barulho Silencioso da Ideação Suicida”, no Auditório Sônia Barreto. Palestrante: psiquiatra, Dra. Alessandra Pereira e Roda de Conversa, com os psicólogos Lidyane Cavalcante, Alexandre Gomes e Ingride Melo; padre Hudson e o Defensor Público, Dr. Arlindo Gonçalves;
  • Dia 13/09, às 09h, palestra, no CETI Gilberto Mestrinho, na Avenida Leopoldo Peres, s/n. Educandos e Palestra, no CETI Áurea Pinheiro Braga, na Av. Brasil s/n, Compensa III
  • Dia 14/09, às 09h, palestra, no Instituto de Eduação do Amazonas (IEA), na Av Ramos Ferreira, 875, Centro
  • Dia 15/09, às 09h, palestra no CETI Cid Cabral da Silva, na Rua 87, s/n, Cidade Nova, e palestra no CETI Arthur Virgílio Filho, rua Nossa Senhora de Fátima, 69, Sta. Etelvina.
  • Dia 16/09, às 09h, palestra, no CETI Cid Cabral da Silva, Rua 87, s/n, Cidade Nova e Palestra, no CETI Arthur Virgílio Filho, na Rua Nossa Senhora de Fátima, 69, Sta. Etelvina.