Urina Preta: Amazonas confirma 54 casos da Doença de Haff

Manaus – O Amazonas tem 54 casos confirmados da Doença de Haff, que é a rabdomiólise associada ao consumo de peixes com toxinas. A maioria dos casos está concentrada no município de Itacoatiara (a 176 quilômetros a leste de Manaus).

O número de casos da doença foi atualizado nesta quinta-feira (8), pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas- Dra. Rosemary Costa Pinto, órgão vinculado à Secretaria de Estado da Saúde.

Dos 57 casos notificados no estado, 54 são compatíveis com a doença de Haff, de pessoas residentes em Itacoatiara (36), Manaus (7), Manacapuru (2), Itapiranga (2), São Sebastião do Uatumã (2), Parintins (1), Borba (1), Tabatinga (1), Urucurituba (1) e Careiro da Várzea (1).

Dois casos compatíveis com a doença estão internados, (1) em Manaus e (1) em Itacoatiara.

Sobre a rabdomiólise

A rabdomiólise é uma síndrome que pode ocorrer em função de agravos diversos, como traumatismos, atividades físicas excessivas e infecções, ou ainda devido ao consumo de álcool e outras drogas.

Quando associada ao consumo de peixes com toxinas, a síndrome é denominada doença de Haff. Os sinais e sintomas mais frequentes, entre os casos compatíveis, são: mialgia, mal-estar, náuseas, fraqueza muscular, dor abdominal, vômito e urina escura.

Atendimento

A FVS-RCP destaca que toda a rede de saúde, incluindo unidades privadas e públicas, da capital e interior, está orientada para realizar atendimento de casos suspeitos de rabdomiólise.