Pesquisa Perspectiva mostra consolidação de Wilson Lima na disputa pelo Governo do Amazonas

AMAZONAS – Pesquisa eleitoral divulgada pelo Instituto Perspectiva – Mercado e Opinião nesta sexta (9), mostra a consolidação do governador Wilson Lima (União Brasil) à reeleição ao cargo.

Lima vem crescendo em todas as pesquisas enquanto seu principal adversário vem perdendo eleitores.

Pesquisa Espontânea

Na pesquisa espontânea, quando não se apresentam candidatos aos eleitores, Wilson Lima cresceu e atingiu 20,3% das intenções de voto, um aumento de 8 pontos percentuais em relação à primeira pesquisa divulgada em março. Amazonino Mendes subiu 0,9%. Outros nomes como o do senador Eduardo Braga (MDB), Ricardo Nicolau (Solidariedade) e Carol Braz (PDT) não atingem votos o suficiente para disputar segundo turno.

Confira:

Pesquisa Estimulada

Na pesquisa estimulada, quando são apresentados nomes ao eleitor, a vantagem de Lima sobre Mendes é de 5 pontos percentuais, indicando crescimento do atual governador fora da margem de erro. Amazonino, por sua vez, perdeu 2% de seu eleitorado. O levantamento indica que os dois devem se enfrentar em segundo turno.

A Perspectiva não simulou cenários de segundo turno nessa rodada da pesquisa.

Sobre a pesquisa

Pesquisa Perspectiva Mercado e Opinião, registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o código AM-02687/2022. A amostra foi de 1.500 entrevistas, realizadas por telefone e divididas entre eleitores de Manaus e outras 24 cidades do interior. A margem de erro é de 2,5% para mais ou para menos e o grau de confiabilidade de 95%.