Elizabeth Valeiko chama Luiz Castro de “bandido” após ele citar ‘caso Flávio’ em debate com Arthur

AMAZONAS – Ex-primeira dama de Manaus, Elizabeth Valeiko se descontrolou nos bastidores do debate entre candidatos ao Senado Federal pelo Amazonas, promovido pelo Portal ACrítica e transmitido ao vivo pelo YouTube nesta quinta-feira (15).

No primeiro bloco do debate, em confronto direto entre Arthur Neto (PSDB) e Luiz Castro (PDT). O pedetista questionou se a palavra ‘Respeito’, usada por Arthur em sua campanha era apenas slogan ou servia para “basear as atitudes reais” do ex-prefeito. Castro completou afirmando que Arthur tem evitado falar de “episódios em que foi envolvido direta ou indiretamente”.

Em sua resposta, Neto disse “respeito, Luiz Castro, é fazer a sério o que você deixou de fazer depois do caso Dantas”. O ‘caso Dantas’ foi um escândalo de corrupção na Seduc (Secretaria Estadual de Educação), denunciado pelo empresário Francisco Dantas, dono da Dantas Transportes. A denúncia dava conta de suspeita de superfaturamento de R$ 46,6 milhões em contrato assinado pela pasta, à época comandada por Luiz Castro.

Em sua réplica, Luiz Castro relembrou que o Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) aceitou as justificativas apresentadas por ele na defesa, e que “o próprio Dantas nunca me acusou e eu tive a ombridade de sair do governo para me defender fora do poder”, afirmou.

Em seguida, Castro relembrou o ‘caso Flávio’: “Arthur, eu toquei no seu calcanhar de Aquiles. Em relação ao caso Alejandro, o senhor não teve a mesma atitude”.

Nesse momento, Elizabeth Valeiko, mãe de Alejandro gritou da plateia: “Bandido!”. O sistema de áudio do estúdio captou a interferência de Elizabeth, que foi transmitida ao público que assistia o debate. A mediadora Isabella Pina pediu que a plateia não se manifestasse.

Após a interrupção, Luiz Castro prosseguiu: “Não estou acusando o Alejandro de ser culpado. Estou dizendo para o público que a atitude do ex-prefeito Arthur, dominado pelo sentimento da sua esposa que está gritando na plateia, demonstra que ele perdeu o respeito que ele tinha pela causa pública”, finalizou.

Assista:

No final do primeiro bloco, a produção concedeu direito de resposta a Arthur, mas ele não respeitou o tema do direito de resposta e foi repreendido pela apresentadora Isabella Pina, que pediu para ele se ater ao tema. Na plateia, Elizabeth Valeiko, foi abraçada e amparada pelos assessores da campanha de seu marido.