TV Globo pede que presidente Bolsonaro assine renovação de concessão por mais 15 anos

Brasil – A TV Globo apresentou requerimento ao Ministério das Comunicações nesta terça-feira (20) solicitando a renovação pelo presidente Bolsonaro da concessão das emissoras que mantém em cinco localidades brasileiras: Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Belo Horizonte e Recife.

Segundo a jornalista Mônica Bergamo, da Folha de São Paulo, a rede de emissoras da família Marinho está tentando pressionar que o Presidente assine a renovação da concessão até o dia do último debate presidencial deste primeiro turno, que acontecerá em 28 de Setembro. A atual licença de funcionamento expira no dia 5 de outubro.

Bolsonaro X TV Globo

Vale lembrar que Bolsonaro transformou a renovação da concessão em polêmica antes mesmo de tomar posse. “Se não estiver tudo direitinho, não renovo a de vocês nem a de ninguém”, disse o Presidente em uma das ocasiões.

Do outro lado, a Globo sempre responde que tem cumprido suas obrigações legais. Pelo que foi apurado, não possui dívidas bilionárias de impostos e processos trabalhistas, conforme propagam aliados do presidente.

A concessão inicial para a criação do canal, no Rio, foi concedida pelo presidente Juscelino Kubitschek ao empresário e jornalista Roberto Marinho em 1957.

A inauguração da TV Globo aconteceu em abril de 1965. Sua última renovação de outorga ocorreu em 2008, com decreto retroativo a 2007 assinado pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Via: Portal POP +