Incêndio atinge área residencial no bairro João Paulo na zona leste de Manaus

Manaus – Um incêndio de grandes proporções atingiu uma área residencial do bairro João Paulo, zona leste de Manaus, na tarde deste domingo (25). O fogo começou em uma lixeira viciada.

Segundo informações repassadas por policiais militares que precisaram cercar a área para conter o avanço da população para perto do incêndio, o fogo iniciou por volta das 13h e chegou até uma borracharia com pneus e materiais plásticos, o que pode ter ajudado na propagação das chamas. Segundo os moradores da região, é comum ver lixeiras viciadas no bairro João Paulo e denúncias de incêndio em lixos já foram feitas por diversas vezes.

O corpo de bombeiros foi acionado para conter as chamas, cinco viaturas dos bombeiros precisaram ser usadas para apagar as chamas da borracharia e de duas casas que ficam ao lado. Ninguém ficou ferido.

Esse é o terceiro incêndio em lixeiras viciadas registrado neste domingo. O primeiro aconteceu por volta das 8h na Avenida das Torres, na zona centro sul de Manaus. O segundo aconteceu também no bairro João Paulo onde três viaturas utilizaram mais de 20 mil litros de água para apagar as chamas e evitar que elas atingissem áreas residenciais.

Segundo dados do INPE divulgados neste sábado (24), foram registrados 1.043 casos de queimadas no estado entre quarta (21) e este sábado (23) . Com isso, são 7.286 focos de calor somente no mês de setembro, que já é considerado o pior dos últimos 24 anos. O consolidado do ano também assusta: são 17.198 incêndios somente em 2022 – o pior cenário desde 1998, quando o Inpe começou a fazer o monitoramento das queimadas.