Ativistas jogam sopa de tomate em quadro de Van Gogh

Brasil – Duas ativistas pelo clima fizeram um protesto na National Gallery, museu famoso em Londres, Reino Unido. Elas jogaram sopa de tomate sobre uma tela do pintor holandês Vicent Van Gogh.

As duas jovens, no momento do ato de vandalismo, retiram as jaquetas e revelam as camisetas do grupo Just Stop Oil, que milita contra a extração de gás e petroleo. Quando arremessaram o líquido na obra de arte, pessoas no local se assustam.

“O que vale mais, arte ou vida? Vale mais que comida, vale mais que justiça? Vocês estão mais preocupados sobre a proteção de uma pintura, ou a proteção de nosso planeta e pessoas? O custo da crise atual é parte do custo dos preços de petróleo. Combustível não é sustentável, milhões de familhas famintas e com frio, eles não podem pagar para esquentar uma lata de sopa”, disse a protestante antes de ser abordada por seguranças.

A segurança do museu deteve as duas. Elas irão responder por “dano criminal”.

A pintura não sofreu danos graves, mas pequenas avarias foram encontradas, disse a polícia local ao jornal britânico Daily Mail. A obra fica protegida atrás de uma camada de vidro. A peça “Girassóis” tem o valor estimado em 84,2 milhões de libras, ou R$ 497,64 milhões.

Histórico de protestos

Essa não foi a primeira vez no ano em que manifestantes praticaram vandalismo contra obras de arte famosas. Em 29 de abril, um visitante disfarçado atirou o que parecia ser um bolo com cobertura de chantilly na Mona Lisa, do pintor Leonardo Da Vinci, no Museu do Louvre, em Paris. No protesto, esse homem também emitiu falas em favor da proteção do planeta.

Em julho, outros dois ativistas colaram as mãos no vidro da pintura de Sandro Botticelli, Ultima Generazione (Última Geração, em português). Esse caso aconteceu em Florença, Itália. Outro caso de ativistas ambientais.

Fonte: Metrópoles