Moda entre jovens, fumar cotonete não dá barato e pode até levar ao óbito

Brasil – Vídeo curtos que circulam na rede Tik Tok mostram jovens e adolescentes acendendo cotonetes e fumando como se fossem cigarros.

A nova mania, que não dá barato algum, tem deixado médicos e especialistas espantados. O infectologista Marcos Caseiro considera a atitude “uma coisa de outro mundo”. Para ele, “isso tem muito a ver com o mecanismo das redes. Um coloca e o outro vai imitar, não tem o menor sentido”.

“O cotonete tem plástico de um lado e algodão do outro, que são substâncias tóxicas, irritativas. A pessoa corre o rico de ter um acesso de tosse, broncoespasmo. Além de ter substâncias cancerígenas quando inaladas dessa maneira”, explica o médico.

De acordo com ele, “é uma coisa tão absurda, tão sem sentido, que mostra um pouco desse poder dessas redes. Tem que avaliar do ponto de vista dessa coisa coletiva. As pessoas postam uma barbaridade dessas, que não dá prazer, não tem o menor sentido. Além de não ser indicado por questões medicas, já tem até relatos de paradas cardíacas”, conclui.

Tik Tok

Os vídeos viralizam, principalmente no TikTok, no formato de desafio entre os jovens. A plataforma afirma que não permite que usuários compartilhem conteúdo que apresente, promova, normalize ou exalte atos perigosos que possam “resultar em lesões graves ou morte”.

Além disso, também define como perigososas atividades realizadas em um contexto não profissional ou sem as habilidades e precauções de segurança necessárias e que possam resultar em lesões graves ou morte do usuário ou do público, incluindo acrobacias amadoras ou desafios perigosos.

Fonte: Revista Fórum