segunda-feira, 9 de fevereiro de 2026
Início ECONOMIA Consumidor deve ficar atento aos perigos da ‘Black Fraude’ este ano, alerta...

Consumidor deve ficar atento aos perigos da ‘Black Fraude’ este ano, alerta advogado

Economia – Os consumidores brasileiros devem ficar atentos às promoções falsas, golpes e armadilhas que podem acontecer durante a Black Friday.

Uma das principais formas de enganar quem procura boas promoções é aumentar significativamente o preço dos produtos e serviços anteriormente à semana da Black Friday, explica o advogado e professor Enki Della Santa Pimenta, especialista em direito do consumidor.

“As empresas podem e devem dar descontos em relação a produtos e serviços, mas devem ser realizados conforme o anteriormente divulgado. É o que chamamos de black fraude”, diz.

A única maneira de se prevenir em relação a isso é pesquisar os preços antes da data da promoção, e há sites que ajudam o consumidor a fazer isso, garante Pimenta.

Não à toa, os Procons realizam uma “enormidade de autuações nessa época diante das notícias de consumidores lesados”, confirma Renata Abalém, advogada, diretora jurídica do Instituto de Defesa do Consumidor e do Contribuinte, diretora da Câmara de Comércio Brasil Líbano, membro da Comissão de Direito do Consumidor da OAB/SP.

Ela diz que os órgãos de controle começam as operações de monitoramento meses antes da Black Friday, já que a “variação de preços no Brasil é inacreditável”, um dos maiores problemas dessa data, de acordo com Abalém.

Além disso, a advogada alerta para o grande número de perfis falsos e golpes de comércio eletrônico, que se multiplicam nessa época do ano.

Para isso, é preciso “estar atento em relação à captação de dados pessoais”. Muitos golpistas usam os dados para promover mais golpes e podem prejudicar o consumidor.

Em caso de ilegalidade, o ideal é denunciar pelos meios possíveis, inclusive o Procon e contas pessoais nas redes sociais.

Fonte: R7