segunda-feira, 9 de fevereiro de 2026
Início ESPORTE COPA DO MUNDO Seleção Brasileira chega como uma das favoritas ao título na Copa do...

Seleção Brasileira chega como uma das favoritas ao título na Copa do Mundo no Catar

Copa do Mundo – O Seleção Brasileira chega à Copa do Mundo do Catar 2022 como uma dos favoritas para a conquista do título. No caso brasileiro, a seleção mais tradicional da história do futebol mundial, seria o hexacampeonato, o que deixaria os demais países ainda mais distantes do Brasil em termos de glórias no futebol. Além das cinco Copas do Mundo, o Brasil também já venceu a Copa América por nove vezes, a Copa das Confederações por quatro vezes e obteve duas medalhas de ouro, em 2016 e 2020, dos Jogos Olímpicos.

Mas apesar de todas as conquistas, história e da camisa pesada, o Brasil não teve o sucesso que gostaria nos últimos quatro mundiais, tendo caído nas quartas de final em três deles, e nas semifinais, em casa, sendo goleado pela Alemanha, em outro. Será que dessa vez a seleção brasileira retoma o caminho das vitórias em Copas do Mundo?

Para isso, o Brasil conta com um longo trabalho do técnico Tite, além de sua principal estrela, o atacante Neymar, do Paris Saint-Germain, que busca uma possível última chance de ser campeão do mundo pela seleção, uma vez que não é mais o “menino Neymar”. Ao lado dele, uma série de jogadores com destaque nas principais ligas europeias e que buscam consolidar como vitoriosa uma geração marcada pela derrota de 2014, apesar dos dois ouros olímpicos.

Entre os atacantes estão Vinícios Júnior e Rodrygo (Real Madrid), Gabriel Jesus e Gabriel Martinelli (Arsenal), Richarlison (Tottenham), Raphinha (Barcelona) e Anthony (Manchester United).

Entre os meias, Tite terá à disposição Bruno Guimarães (Newcastle), Fabinho (Liverpool), Lucas Paquetá (West Ham United), além de Casemiro e Fred, do Manchester United. Os zagueiros serão Militão (Real Madrid), Marquinhos (PSG), Thiago Silva (Chelsea) e Bremer (Juventus), além dos laterais Alex Telles (Sevilla), Daniel Alves (Pumas-MÉX), Danilo e Alex Sandro, ambos da Juventus. Dani Alves é o único cuja escalação foi muito contestada pela torcida.

Completam o time os goleiros Alisson (Liverpool) e Ederson (Manchester City), além dos jogadores que atuam no futebol brasileiro: o goleiro Weverton, do Palmeiras, atual campeão Brasileiro, o meia Everton Ribeiro e o atacante Pedro, ambos do Flamengo, atual campeão da Copa do Brasil e Copa Libertadores da América.

A seleção Brasileira se classificou para a Copa o Mundo do Catar após terminar invicta e em primeiro lugar nas Eliminatórias da América do Sul. Com 14 vitórias e 3 empates, o Brasil somou 45 contos, 6 a mais que a segunda colocada Argentina.

Em busca do hexa, o Brasil estreia contra a Sérvia pelo Grupo G da Copa do Mundo do Catar 2022 nesta quinta-feira (24 de novembro), às 16h, em Lusail. Na sequência a seleção brasileira mede forças com a Suíça no Estádio 974, na segunda-feira seguinte (28) às 13h. Fechando a participação na fase de grupos, o Brasil joga contra o Camarões, novamente em Lusail, na sexta-feira, 2 de dezembro, às 16h.

Via: Revista Fórum