Governador Wilson Lima é diplomado e firma compromisso para os próximos quatro anos

O governador Wilson Lima (UB), reeleito no Amazonas, foi diplomado nesta segunda-feira (12) pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM). Em discurso, o governador disse que chega para “o novo mandato mais maduro” e destacou projetos para os próximos 4 anos.

‘Melhorar a qualidade de vida da população do Amazonas é meu grande compromisso. Eu sei que muita coisa foi feita ao longo dos 4 anos que estão terminando, mesmo tendo havido uma pandemia que nos deixou um rastro de dor. Seguimos executando nossos projetos de aumentar a segurança alimentar da população mais pobre do estado, de elevar os índices da educação e fortalecer os serviços de saúde. De fomentar a geração de emprego e renda e fortalecer a economia do estado’, declarou.

Wilson Lima ainda disse que o Amazonas deixou para trás uma era de caciques políticos e que irá governar para todos. O governador, que apoiou o presidente não reeleito Jair Bolsonaro (PL), também demonstrou que está aberto ao diálogo.

‘Sempre fui um homem de diálogo e continuarei senso um homem de diálogo, e é dessa forma que a gente consegue construir uma sociedade cada vez mais justa. […] Servir a esse povo e o meu destino’, concluiu.

A cerimônia foi realizada no auditório Desembargador Arthur Virgílio do Carmo Ribeiro, no Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJAM), no Aleixo. Também foram diplomados o vice-governador eleito, Tadeu de Souza (Avante), e demais parlamentares eleitos nas Eleiçoes 2022.

Os diplomas foram entregues pelo presidente do TRE-AM, desembargador Jorge Lins, e por outros magistrados da Corte Eleitoral. Em seu discurso, o desembargador destacou a lisura do processo eleitoral deste ano, agradeceu aos servidores do tribunal e aos eleitores, além de defender a democracia.

‘Nosso potencial só se concretizará se nossa democracia funcionar. Se todos nós, independente de filiações partidárias ou interesses particulares ajudarmos a reestabelecer o senso de propósito comum’, afirmou Lins.

A diplomação é o ato pelo qual a Justiça Eleitoral atesta que o candidato foi efetivamente eleito pelo povo e, por isso, está apto a tomar posse do cargo. A cerimônia ainda contou com a presença de várias autoridades, como o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante) e o presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), Flávio Pascarelli.

PARLAMENTARES – O Amazonas elegeu 24 parlamentares para a Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM) e oito para a Cãmara dos Deputados. A maioria dos políticos participou da cerimônia.

O senador reeleito, Omar Aziz (PSD), não participou da cerimônia pois estava em Brasília, onde acompanhou a diplomação do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no início da tarde.