Presidente decreta intervenção no Distrito Federal para conter bolsonaristas

Luiz Inácio Lula da Silva, Presidente da República, anunciou neste domingo (08), o decreto que autoriza intervenção federal no Distrito Federal em Brasília, em resposta aos atos antidemocráticos que destruíram e invadiram os três prédios dos Três Poderes no começo desta tarde.

A ordem vale até o último dia de janeiro e de acordo com o decreto o objetivo é ‘colocar termo ao grave comprometimento da ordem público’. Por ordem da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal a Polícia Militar atuava para conter os manifestantes, mas não obteve êxito.

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, também havia determinado o emprego da Força Nacional, o que também não foi suficiente. Com o decreto, militares das Forças Armadas atuarão para a retomada da ordem pública.

O Chefe do Executivo no Brasil, está no interior paulista para acompanhar os estragos feitos pelas fortes chuvas na região, falou a jornalistas nesta tarde depois que bolsonaristas avançaram pela Esplanada dos Ministérios e invadiram o Congresso Nacional, em protestos antidemocráticos que contestam o resultado das eleições de outubro.