Aneel mantém bandeira verde em fevereiro

Brasil – A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou nesta sexta-feira, 27, que manterá a bandeira verde acionada em fevereiro para todos os consumidores do país. Assim, as contas de luz seguem sem cobrança adicional no próximo mês.

“Com a chegada do período chuvoso, melhoram os níveis dos reservatórios e as condições de geração das usinas hidrelétricas, que possuem um custo mais baixo. Dessa forma, não é necessário acionar empreendimentos cuja energia é mais cara, como é o caso das usinas termelétricas”, explicou a agência reguladora em nota.

bandeira verde está em vigor desde 16 de abril. De acordo com o diretor-geral da Aneel, Sandoval Feitosa, a manutenção reflete projeções realizadas no ano passado, que apontavam boas expectativas para os próximos meses.

“As bandeiras dão transparência ao custo real da energia e permitem ao consumidor se programar e ter um consumo mais consciente”, disse. O sistema de bandeiras tarifárias foi criado em 2015.

O objetivo é indicar os custos da geração de energia no país aos consumidores e atenuar o impactos nos orçamentos das distribuidoras de energia. Além da bandeira verde, que não há cobrança adicional, existe também as bandeiras amarela e vermelha 1 e 2, que representam um no custo da geração e a necessidade de acionamento de térmicas, o que está ligado principalmente ao volume dos reservatórios.

Fonte: Joven Pan