Aplicativo do Facebook drena a bateria do celular de propósito, diz ex-funcionário

Redes Sociais – Você já teve a sensação de que a bateria do celular esgotou rapidamente, enquanto utilizava o aplicativo do Facebook? Talvez isso seja muito mais do que uma impressão. De acordo com um ex-funcionário da Meta, o aplicativo da rede social drena a bateria do dispositivo propositalmente.

O cientista de dados George Hayward foi demitido ao se recusar a realizar testes em segundo plano, momento em que o aplicativo é utilizado pelo usuário. Conhecido pela empresa como “teste negativo”, a prática permite ao Facebook uma análise de desempenho e velocidade na execução do aplicativo, como no carregamento de imagens.

Essa técnica acaba drenando a bateria do dispositivo do usário durante o uso da ferramenta. “Eu disse à gerente: ‘Isso pode prejudicar alguém’, e ela disse que prejudicando alguns poucos podemos ajudar as grandes massas”, explicou Hayward em entrevista ao jornal The New York Post.

Apesar de ter conhecimento do prejuízo causado ao usário, que não tem conhecimento da análise, a Meta continua a utilizar o teste. Hayward processou a empresa por meio de uma ação movida no Tribunal Federal de Manhattan, nos Estados Unidos. Ele alega que a redução da bateria dos smartphones pode prejudicar os usuários, principalmente em caso de emergência.

O cientista, que entrou na empresa em 2019, explica que existe um documento interno que orienta os funcionários sobre os “testes negativos”. “Nunca vi um documento mais horrível em minha carreira”, acrescentou.

Via: R7