Lagoa no Parque São Pedro ganha estudos arquitetônicos da Prefeitura de Manaus

Manaus – Com uma riqueza de paisagens disponíveis para fazer transformação na vida da população, a Prefeitura de Manaus faz estudos arquitetônicos para atender a comunidade do Parque São Pedro, no bairro Tarumã, zona Oeste, com um projeto para as margens da lagoa natural na região, com uma área de cerca de 38 mil metros quadrados. O local é conhecido como “Piscinão de Ramos” e lagoa Parque São Pedro.

Para transformar o tecido urbano, arquitetos e engenheiros do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) trabalham no desenho de um parque multigeracional para a comunidade carente de espaços públicos de qualidade, atendendo a moradores e ao entorno.

Desenhados para viabilizarem atividades de lazer, cultura, prática de esportes e contemplação da natureza, os estudos incluem a implementação de faixa saudável, com ciclovia circulando a lagoa e uma pista de caminhada, a exemplo do que foi projetado para o parque Gigantes da Floresta.

“O futuro parque terá áreas de quiosques comerciais e um deque às margens da lagoa, para que os visitantes possam desfrutar da paisagem contemplativa, incluindo iluminação cênica especial, a exemplo do que a gestão do prefeito David Almeida vem aplicando em pontos da capital. Para a prática de esportes há previsão de um campo de futebol de areia, uma quadra poliesportiva coberta com banheiros públicos e academia ao ar livre”, adiantou o diretor de Planejamento Urbano, arquiteto e urbanista Pedro Paulo Cordeiro.

Também estão previstos playground para atender ao público infantil e um pequeno anfiteatro, que ainda poderá ser usado para a prática de zumba. “A quadra coberta vai poder atender a comunidade durante todo o dia, independentemente de sol e chuva. E como atrativo que vai marcar o novo projeto, bem no centro da lagoa será erguida uma estrutura com acesso sob as águas e cobertura em lona tensionada para contemplação da paisagem”, explicou.

O novo destino revitalizado ao ar livre vai promover a contemplação da borda e suas margens, um local ideal para oferecer qualidade de vida aos moradores e ao entorno.

A Prefeitura de Manaus trabalha em projetos como esse que podem ser replicados, mesmo em áreas reduzidas, levando benefício e melhoria à população.