Plano de golpe é revelado em mensagem de Daniel Silveira ao senador Marcos do Val

BRASIL – Um print divulgado pelo jornal Folha de São Paulo mostra uma mensagem atribuída pelo ex-deputado federal Daniel Silveira ao senador Marcos do Val (Podemos-ES), cujo conteúdo é a trama de uma armadilha contra o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes – que poderia culminar em um golpe de estado no Brasil.

Na madrugada desta quinta-feira, Do Val fez transmissão ao vivo nas redes sociais onde disse que Bolsonaro o coagiu a ajudar no “golpe de Estado”. O senador antecipou informações dadas por ele à revista Veja que mostram a trama golpista armada em parceria com Silveira e o Gabinete de Segurança Institucional, então chefiado pelo general Augusto Heleno.

Ainda na live, Marcos do Val anunciou aos seus seguidores e eleitores que renunciaria o cargo de senador pelo Espírito Santo.

Confira a mensagem:

“Como tivemos pouco tempo, não passei o que entendo como diretriz para que você adapte da sua maneira. Contudo, já tenho escutas usadas pelas operações especiais. Tenho veículo receptor que pode imediatamente reproduzir além da gravação e essa operação ficar restrita a um círculo de 5 pessoas. Três estavam sentados hoje conversando juntos. Se aceitar a missão, parafraseando o 01, salvamos o Brasil”, diz o texto.

Mudança de tom

Em entrevista à Folha, o senador mudou a versão sobre o plano do golpe informado à Veja.

Saiba mais: Senador bolsonarista entrega plano de golpe de Bolsonaro para se manter no poder

Na nova entrevista, ele afirmou que Bolsonaro apenas ouviu a proposta, mas ficou em silêncio e se manifestou apenas ao final do encontro, dizendo que iria pensar. Ele alega ainda que se recusou a seguir o plano e denunciou o plano ao ministro Alexandre de Moraes.

Sobre renunciar ou se afastar do mandato, Do Val diz que a decisão ainda não está tomada, e que vai conversar com sua equipe nesta quinta.