Saullo Vianna alerta para possível migração de garimpeiros para terras indígenas do Amazonas

Manaus – Em suas redes sociais, após anúncio do governo federal do início da operação esta semana, que vai retirar garimpeiros ilegais do território Yanomami no estado de Roraima, o deputado federal Saullo Vianna (UB), levantou o alerta para as autoridades para uma migração dos exploradores para o Amazonas.

“Faz-se necessária uma ação que acompanhe para onde esses garimpeiros estão indo para evitar que esses garimpeiros migrem para o Amazonas e o problema apenas mude de estado”, afirmou Saullo, que está em Brasília.

De acordo com o governo de Raraima, atualmente existe um movimento de fuga nos locais e, inclusive, de acordo com denúncias de lideranças Yanomani, três indígenas teriam sido assasinados por esses garimpeiros que estão fugindo a pé pela mata.

De acordo com o ministro da Justiça, Flávio Dino, as autoridades estimam que cerca de 15 mil pessoas invadiram ilegalmente esta área protegida na Amazônia e para solucionaram a situação, o governo afirmou que começou a mobilizar mais de 500 policiais e soldados na região para uma operação de expulsão dos garimpeiros que começará esta semana.

As autoridades esperam que, quando a polícia iniciar a expulsão à força, pelo menos 80% dessas 15 mil pessoas já tenham deixado o território Yanomami.