PF deflagra operação contra garimpo ilegal em terras Yanomami

Brasil – A Polícia Federal deu início nesta sexta-feira (10) na operação para combater o garimpo ilegal na terra indígena Yanomami. Com o nome de Libertação, a ação tem por objetivo proteger os indígenas e dar fim às atividades ilegais na localidade.

Segundo informações da Polícia Federal, a operação de combate ao garimpo ilegal está dividida em duas frentes: a inutilização da infraestrutura que dá sustentação ao crime e a busca por novas provas.

“O foco das ações é na logística do crime e no registro da materialidade delitiva, não nas pessoas envolvidas, de movo a evitar que haja dificuldades na saída dos não indígenas da Terra Yanomami”, disse ao G1 Humberto Freire, chefe da Diretoria de Meio Ambiente e Amazônia da PF.

Freire reforça que o foco principal da ação “é a desnutrição dos não indígenas da TI Yanomami”. A operação Libertação seguira em curso até a retomada total da Terra Indígena Yanomami.

Além disso, a PF também ressalta que a ação da Polícia Federal busca como resultado principal a garantia dos direitos humanos ao povo indígena Yanomami e buscar a construção de mecanismos que mantenham tal contexto de salvaguarda aos povos da floresta.

Concomitante à operação deflagrada no território Yanomami, a PF também deflagrou uma operação contra o dinheiro oriundo de outro ilegal. São cumpridos nesta sexta-feira oito mandados de busca e apreensão, bem como bloqueio de bens, em Roraima e Pernambuco.

Via: Revista Fórum