Protetora dos Animais, Joana Darc alerta para os cuidados com os pets durante o carnaval

O carnaval está chegando, e preocupada também com o bem-estar dos animais, a protetora e futura médica veterinária, deputada Joana Darc (União Brasil), alerta os tutores sobre alguns cuidados com os cães e gatos nesta época do ano, de forma a deixá-los mais confortáveis para aproveitarem o feriadão ao lado do seu tutor, mesmo que este não vá cair na folia.

‘O carnaval costuma ser um período agitado para todos nós e essa agitação, sem dúvidas, interfere na rotina do pet. O ideal é manter o animal em local seguro, fresco e longe da agitação. Mas, se isso não for possível, é necessário um cuidado ainda maior, pois o som alto, aglomeração de pessoas e o calor podem gerar estresse nos animais e prejudicar a saúde deles’, disse Joana explicando que os animais precisam estar confortáveis, bem alimentados e hidratados.

‘Para isso, é preciso planejar para não esquecer de nenhum detalhe, assim todos aproveitam a festa de maneira saudável e tranquila’, alerta Joana Darc.

VAI VIAJAR – Para quem for viajar com o pet, por exemplo, a parlamentar orienta que é essencial deixar a vacinação e a vermifugação em dia, para que o animalzinho não contraia doenças, de forma a protegê-los já que estará num local diferente, o que ajudará a se adaptar ao clima, ambiente, etc.

‘Se a viagem for de carro, é preciso acomodar o cãozinho com o uso do cinto de segurança ou em caixa de transporte própria para o tamanho dele, já os gatos devem ser transportados somente na caixa de transporte’, ressalta a futura médica veterinária.

A deputada lembra ainda a importância de fazer as paradas para as necessidades do cão.

FOLIA EM CASA – Aos tutores que farão festa em casa e for receber familiares e amigos, também precisam pensar no bem-estar do pet.

‘Para o cão ou gato que não gosta de estar no meio de muitas pessoas, o ideal é deixá-lo isolado em um lugar que ele se sinta seguro. Assim evita que ele tenha medo ao ser carregado pelas pessoas e tente se esconder em locais inadequados’, explica Joana Darc.

FANTASIAS – Colocar fantasias nos pets pode ser lindo e divertido, mas evite colocar adereços que possam incomodar ou machucar os bichinhos. ‘Também é importante verificar se a fantasia não impede os movimentos deles. Além disso, a atenção deve ser redobrada para que o animal não tente destruir a fantasia mastigando, aumentando o risco de engolir os tecidos ou adereços, o que compromete sua saúde’, sugere Joana Darc.

PROTEJA DO CALOR – Caso vá curtir a folia de rua, e for levar o animalzinho, a dica é que os tutores deem preferências para o início da manhã, antes das 10 horas, e/ou final da tarde, após às 18 horas), pois o calor, nestes horários, é menor.

‘Além disso, evitar passar em locais tumultuados, onde estarão os blocos de rua, por exemplo, pois os cães podem ficar com medo, se irritar com a agitação, pisar em vidros ou outros materiais que machuquem as patinhas e até comer o que não devem. Alimente-o antes de sair de casa e leve a água para hidratá-lo. Deixe o animal sempre com a coleirinha peitoral e plaquinha de identificação, com nome do tutor e duas opções de telefone’, aponta Joana Darc.