Dilma registra denúncia contra Bolsonaro por vídeo de 2014 em que é comparada a “cafetina”

BRASIL – A ex-presidente Dilma Rousseff registrou nova queixa-crime contra Jair Bolsonaro por injúria. A denúncia foi formalizada nesta quarta-feira (15), na 7ª Vara Criminal de Brasília.

De acordo com reportagem da revista Veja, o motivo seria um vídeo de 2014, compartilhado por Bolsonaro em 2019, em que o ex-presidente comparava a petista a uma “cafetina”.

A comparação de Bolsonaro foi um ataque direto do então deputado à Comissão da Verdade, que investigou crimes cometidos durante a Ditadura Militar do Brasil.

“Comparo a Comissão da Verdade, essa que está aí, como aquela cafetina, que ao querer escrever a sua biografia, escolheu sete prostitutas. E o relatório final das prostitutas era de que a cafetina deveria ser canonizada. Essa é a comissão da verdade de Dilma Rousseff”, disse Jair na época.

A defesa de Rousseff, representada por Eugênio Aragão (ex-ministro da Justiça), afirma que Bolsonaro ultrajou a dignidade de Dilma e violou o decoro parlamentar, o que configura o crime de injúria. Em caso de condenação, a pena prevista é de um a seis meses de detenção ou pagamento de multa.