Em vitória política, governador Wilson Lima coloca Rodrigo de Sá na presidência do PP no Amazonas

AMAZONAS – Nesta quinta-feira (16), o governador do Amazonas Wilson Lima (União) garantiu mais uma significativa vitória política no cenário amazonense e nacional. Lima emplacou Rodrigo de Sá na presidência estadual do Partido Progressistas (PP). O nome de Rodrigo de Sá foi defendido por Lima junto ao presidente nacional do PP, senador Ciro Nogueira.

Sá é importante aliado de Wilson Lima e é o atual diretor-presidente do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM). Sua chegada à presidência do PP acontece em um momento crucial no cenário da política, isso porque tanto o Progressistas quanto o União Brasil estudam a formação de uma federação partidária.

A certidão da composição do novo comando do PP Amazonas já foi publicada no site do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) e é assinado pela executiva nacional da sigla. Confira:

Perfil e atuação

Rodrigo de Sá Barbosa é natural do Amazonas e fez carreira como delegado da polícia civil. Graduado em direito pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), ele possui pós-graduação em Direito Público, Gestão Pública, Direito Penal e Processo Penal. Sá também já atuou no Ministério Público do Amazonas (MP-AM).

Em 2017, Rodrigo de Sá começou a trabalhar no Detran-AM como Diretor Técnico do Órgão, sendo ele o responsável pelo projeto de mudança da sede do local, além de idealizar a mudança da identidade visual do Departamento de Trânsito.

Desde o início do primeiro mandato de Wilson Lima no Governo do Amazonas, em 2019, Rodrigo assumiu o cargo de diretor-presidente do Detran-AM. Em 2022, se afastou do cargo para concorrer a uma vaga como deputado federal pelo Partido Liberal (PL), sendo o terceiro mais votado pela sigla, com 11.833 votos.

A gestão de Sá frente ao órgão se destaca pelo avanço tecnológico, desburocratização de processos e implantação de novos mecanismos para facilitar a vida do usuário, como o Portal de Serviços, chamado de Detran Digital. Sá também é entusiasta da interiorização do trânsito, sendo responsável pela criação, ampliação e modernização de diversos polos de atendimento no interior do Amazonas, descentralizando a dependência em relação à capital. Também foi com Rodrigo que o Detran criou o plano de cargos, careiras e remuneração, que resultou no primeiro concurso público homologado da história do Departamento.

Outros projetos de destaque implementados ao longo da gestão de Rodrigo são o CRLV e CNH Digitais, a Escola Pública de Trânsito, a placa padrão Mercosul, o Sistema de Notificação Eletrônica (SNE), além do pagamento itinerante de débitos veiculares, a ampliação da rede bancária de pagamentos, modernização do processo de leilão – com o leilão eletrônico, telemetria, digitalização dos processos, ampliação de parcerias, credenciamentos, e oferta de cursos, inclusive, com aulas-remotas.