VÍDEO: Ex-cantor gospel, Jotta A explica detalhes da transição de gênero: ‘Foi bem difícil’

Brasil – O ex-cantor gospel, Jotta A, de 25 anos, falou sobre o seu processo de transição de gênero, que começou há dois anos, durante a pandemia de Covid. Recentemente, ela mudou de nome no civil, passando a se chamar Ella Viana, e passou por uma cirurgia de feminização.

“Minha transição de gênero começou na pandemia, mas primeiro eu me assumi como uma pessoa LGBTQIA+. E como eu venho de uma família muito religiosa, então, foi bem difícil essa transição, primeiro essa autoaceitação. Assim que eu fiz a transição, o primeiro passo foi a terapia hormonal. Foi bem legal”, conta ela, em um vídeo publicado pelo canal da clínica responsável por fazer os procedimentos estéticos na artista.

“Me acho uma mulher corajosa. Acho que o meu corpo a cada fase se comporta de uma maneira. A leitura de gênero pode se manifestar desde que você é criança. Eu, quando criança, já me olhava e me imaginava uma maneira. Eu me vejo além de uma maneira da que eu já sou”, completa.

No vídeo, Jotta A, que ficou nacionalmente conhecida na infância, ao participar como calouro do programa Raul Gil, relembra sua origem em Guajará-Mirim, Rondônia.

“Comecei a minha vida num lugar muito pequeno, muito simples. (…) Como eu cresci na igreja, eu me privava muito de me autoconhecer, eu tinha toda a questão de conservadorismo ao meu redor, que me impedia de me vestir, de me expressar. Mas aí, quando a mamãe saia, eu botava um lenço na cabeça, um salto dela, e me divertia em casa sozinha”.

“Tudo isso gera impacto nas nossas vidas, pois são lembranças que para sempre vão ficar, de como foi o processo. Hoje eu estou vivendo uma fase de ser livre, de sair do casulo, mas jamais eu posso esquecer de todo aquele momento de aprisionamento e ao mesmo tempo de escola, de você aprender a, mesmo você não tendo um cabelo, uma roupa que você quer, você já se sentir mulher. Essa questão de você ser mulher não tem a ver como você se expressa somente, mas, sim como você se sente”, analisa.

Após mudar o gênero e o nome para Ella e se assumir mulher trans, a artista passou por uma cirurgia de feminização, em que realizou procedimentos para contorno dos ossos, recontorno da testa e intervenções no nariz, além de colocar próteses de silicone nos seios.

“Desde que assumi minha homossexualidade, em 2020, sentia que precisava mais. Me tornar uma mulher foi libertador e ver essa mudança no espelho é uma realização”, comemorou ela.

Na semana passada, Jotta deu mais um importante passo no seu processo de transição. Um ano após se assumir mulher trans, ela finalmente conseguiu trocar de nome e o gênero na carteira de identidade. Jotta A agora se chama Ella Viana de Holanda.

Jotta ficou conhecida ao vencer a competição de calouros do “Programa Raul Gil” quando era criança. Posteriormente, ela assinou com uma gravadora gospel e lançou alguns álbuns no segmento. Em 2014, o disco “Geração Jesus”, do ano anterior, foi indicado ao Grammy Latino.

A artista assumiu publicamente ser mulher trans em abril de 2022, dois anos após deixar a carreira gospel. “Recomeçar não é fácil, mas estou feliz por estar vivenciando todo esse processo. Feliz em ter tantas pessoas que me apoiam e acreditam em mim nessa nova etapa”, disse ela, na ocasião.

Fonte: Extra