PF faz operação contra facção que planejava atentado contra Sergio Moro

Brasil – A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (22) uma operação contra uma organização criminosa que planejou uma série de atentados contra agentes públicos. Entre os alvos, figurava o senador Sergio Moro (União Brasil-PR), ministro da Justiça e da Segurança Pública de 2019 a 2020 e ex-juiz da Operação Lava Jato.

Onze mandados de prisão e 24 de busca e apreensão são cumpridos em São Paulo, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Paraná e Distrito Federal. De acordo com a Polícia Federal, o objetivo da operação é “desarticular uma organização criminosa que pretendia realizar ataques contra servidores públicos e autoridades, incluindo homicídios e extorsão mediante sequestro”. Segundo o órgão, os ataques poderiam ocorrer de forma simultânea.

Em publicação nas redes sociais, Moro atribuiu o plano ao PCC, o Primeiro Comando da Capital. De acordo com o atual ministro da Justiça, Flávio Dino, o plano também tinha um promotor como alvo. Segundo o portal G1, esse promotor seria Lincoln Gakyia, que atua em Presidente Prudente e tem a carreira marcada pelo combate ao PCC.

Em 2019, quando era ministro, Moro ordenou a transferência de Marcos Willians Herbas Camacho, líder do PCC, para um presídio de segurança máxima em Porto Velho, capital de Rondônia. Três anos depois, a Polícia Federal desmantelou um plano da organização para resgatar Marcola e outras lideranças da cadeia.

Fonte: Pleno News