Homem compartilha quilo da picanha saindo a R$15,98 em mercado

Brasil – Uma promoção de carne bovina compartilhada nas redes sociais viralizou nos últimos dias. Na imagem, o quilo da peça de picanha “fatiada” foi anunciado a R$ 15,98 em um estabelecimento de Niterói. O preço chamou a atenção e apesar de carregar o nome de “picanha”, as diferenças sobre as carnes podem levar o consumidor ao erro. “Parece, mas não é.”

É o que explica Felippe Serigati, coordenador do Mestrado Profissional em Agronegócios da FGV. Ele afirma que a peça é uma mistura da picanha com o coxão duro.

A parte da picanha começa quando as três últimas veias da região traseira do boi são identificadas, enquanto o coxão duro é o músculo da perna do boi e, como o nome sugere, é mais rígido por causa das fibras ali presentes.

— A picanha fatiada é retirada de uma peça inteira de picanha e separada para ser embalada a vácuo para venda. Nesse sentido, a carne mostrada na imagem provavelmente não é 100% composta pela parte nobre do boi — disse .

Mais Barato

Um dos cortes de carne mais amado pelos brasileiros, a picanha, não pode faltar em um churrasco com os amigos ou naquela ida à churrascaria. No mês de fevereiro, as carnes ficaram mais em conta, conforme mostrou o IBGE ao divulgar o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (IPCA), que ficou em 0,84% no mês.

As carnes em geral ficaram 1,22% mais baratas, mas a picanha (-2,63%), a alcatra (-2,50%), o filé-mignon (-1,77%) e a costela (-2,28%) foram os cortes nobres que ficaram mais baratos no mês passado.

Segundo gerente da pesquisa, Pedro Kislanov, já ocorreu uma redução nos preços das carnes em janeiro, que foi mais pronunciado e generalizado em fevereiro. Isso pode ter sido reflexo do maior volume de oferta devido à suspensão da exportação de carne para a China após a descoberta de um caso de “vaca louca” no final do mês.

— O mercado de carnes tem tido uma maior oferta tanto de carne bovina quanto de frango. Isso teve um efeito mais forte no frango nos meses anteriores e agora teve um efeito maior nas carnes – explicou Kislanov.

Fonte: O Globo