sábado, 24 de janeiro de 2026
Início BRASIL Justiça determina penhora de dízimos pagos por fiéis da Igreja Mundial por...

Justiça determina penhora de dízimos pagos por fiéis da Igreja Mundial por dívida de quase R$ 1 milhão

BRASIL – A Justiça de São Paulo determinou a penhora de dízimos pagos por fiéis à Igreja Mundial do Poder de Deus, fundada pelo empresário evangélico Valdemiro Santigo. As informações são do jornalista Rogério Gentile, do portal UOL.

A decisão foi tomada pelo juiz Diogo Volpe Gonçalves Soares e tem origem em um processo no qual a igreja foi condenada a pagar uma dívida calculada hoje em cerca de R$ 881 mil em aluguéis não pagos, valor que inclui multa, juros e correção monetária. A Mundial foi condenada em primeira e em segunda instâncias e não pode mais recorrer, pois o processo transitou em julgado. Pode apenas questionar os cálculos da correção da dívida, diz a matéria.

No processo, é apontado que a Mundial não paga o valor do aluguel de um imóvel em Ubatuba (SP) desde 2017. A defesa da igreja não negou a dívida, mas afirmou que é uma organização religiosa sem fins lucrativos, mantida através dos dízimos e doações dos fiéis. Ainda apontam que a instituição possui “caixa é volátil por natureza, uma vez que os dízimos e contribuições seguem a liberalidade dos fiéis, sendo de natureza voluntária e esporádica”.

A determinação judicial atinge o montante de até 10% das doações feitas à nova sede da igreja em Ubatuba. O magistrado disse na decisão que a penhora pode ser cumprida, inclusive, durante os cultos.