Justiça determina penhora de dízimos pagos por fiéis da Igreja Mundial por dívida de quase R$ 1 milhão

BRASIL – A Justiça de São Paulo determinou a penhora de dízimos pagos por fiéis à Igreja Mundial do Poder de Deus, fundada pelo empresário evangélico Valdemiro Santigo. As informações são do jornalista Rogério Gentile, do portal UOL.

A decisão foi tomada pelo juiz Diogo Volpe Gonçalves Soares e tem origem em um processo no qual a igreja foi condenada a pagar uma dívida calculada hoje em cerca de R$ 881 mil em aluguéis não pagos, valor que inclui multa, juros e correção monetária. A Mundial foi condenada em primeira e em segunda instâncias e não pode mais recorrer, pois o processo transitou em julgado. Pode apenas questionar os cálculos da correção da dívida, diz a matéria.

No processo, é apontado que a Mundial não paga o valor do aluguel de um imóvel em Ubatuba (SP) desde 2017. A defesa da igreja não negou a dívida, mas afirmou que é uma organização religiosa sem fins lucrativos, mantida através dos dízimos e doações dos fiéis. Ainda apontam que a instituição possui “caixa é volátil por natureza, uma vez que os dízimos e contribuições seguem a liberalidade dos fiéis, sendo de natureza voluntária e esporádica”.

A determinação judicial atinge o montante de até 10% das doações feitas à nova sede da igreja em Ubatuba. O magistrado disse na decisão que a penhora pode ser cumprida, inclusive, durante os cultos.