Oposição protocola pedido de impeachment contra o governo Lula

Brasil – Mais de 30 deputados federais da oposição protocolaram um pedido de impeachment contra o presidente Lula nesta quarta-feira, 29. A solicitação, enviada ao presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), partiu do deputado Luiz Philippe de Orleans e Bragança (PL-SP).

“Estamos vendo o início de um padrão destrutivo para a nossa cidadania”, disse Bragança. “Sentimos a sensação de um desgoverno. Nosso país se encontra nas mãos de gente ordinária. Queremos um governo sério.”

No texto, os signatários mencionam alguns crimes de responsabilidade que Lula teria cometido, incluindo uma “ameaça e coação a um representante do Poder Legislativo — senador Sergio Moro (União Brasil-PR) —, desvio de função e quebra de decoro”.

Os parlamentares ainda pediram que o petista perdesse o direito de ocupar cargos públicos por oito anos. A oposição argumentou que Lula agiu de forma “criminosa” quando ameaçou publicamente Moro.

Na ocasião, o presidente concedeu uma entrevista ao portal de esquerda Brasil 247 e disse que pensava em “f****” Moro enquanto estava preso em Curitiba, no Paraná. Os deputados citaram outra fala do petista, em que ele sugere que o plano do Primeiro Comando da Capital (PCC) para matar o senador e sua família tratava de uma “armação” do Moro.

Segundo os signatários, Lula atacou as instituições públicas de combate à corrupção, quando proferiu essas palavras, pois foi a Polícia Federal (PF) quem prendeu os 11 membros da facção que planejavam cometer o crime contra o senador.

Outra questão destacada pela oposição foi a série de medidas econômicas adotadas pelo governo petista nesse início de mandato. “Lula ataca a autonomia do Banco Central e insiste na quebra do teto de gastos sem ter uma alternativa que assegure a saúde fiscal da máquina pública”, informaram os parlamentares.

O deputado federal Marcel van Hattem (Novo-RS), que integra a oposição, afirmou que o Brasil está se tornando uma vergonha internacional, devido ao “desgoverno de Lula”.

“São 90 dias de governo e não está cedo para pedir o impeachment“, disse. “Já podemos constatar os crimes de responsabilidade. Pedimos o apoio da população brasileira nas ruas. Povo na rua e impeachment do Lula. O governo não veio para espalhar amor pelo Brasil. Vemos o ódio nas declarações do presidente Lula.”