sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026
Início POLÍTICA PF impediu que aeroporto de Brasília fosse palanque político na chegada de...

PF impediu que aeroporto de Brasília fosse palanque político na chegada de Bolsonaro

BRASIL – O forte esquema de segurança montado para o retorno de Jair Bolsonaro (PL) ao Brasil impediu que o ex-capitão transformasse seu desembarque em palanque político. Bolsonaro voltou ao país nesta quinta-feira (30), após 89 dias nos Estados Unidos, para onde fugiu antes do término do mandato após perder as eleições para o presidente Lula (PT).

De acordo com a CNN Brasil, Bolsonaro foi abordado por agentes da Polícia Federal (PF) assim que desembarcou no Aeroporto Internacional Juscelino Kubitscheck, em Brasília, e foi informado que não poderia sair pelo saguão principal do aeroporto, onde um grupo de cerca de 100 bolsonaristas aguardavam o político.

Bolsonaro tentou argumentar e reverter a situação, quando foi enquadrado pela PF: “isso não é uma opção, é uma determinação de segurança”, teria dito um dos agentes ao ex-mandatário. Sem alternativa, ele saiu do aeroporto pela área restrita.

Agora em terras brasileiras, Bolsonaro deverá responder diversas questões perante a Justiça. O primeiro compromisso está marcado para o dia 5 de abril, data em que Bolsonaro deverá prestar depoimento à Polícia Federal sobre o escândalo das joias sauditas. Além disso, ele ainda responde a uma série de processos junto à Justiça Eleitoral que podem resultar em sua inelegibilidade.