“Vai crescer mais que os pessimistas estão prevendo”, afirma presidente Lula sobre PIB do Brasil

BRASIL – Durante a reunião ministerial desta segunda-feira (3), o presidente Lula (PT) criticou o que ele chama de previsões pessimistas sobre o desempenho do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil para 2023.

O Banco Central, através do Boletim Focus, estima crescimento de 0,9% do PIB brasileiro para 2023.

“Eu disse para o Haddad [ministro da Fazenda], na semana passada, que eu não concordo com as avaliações negativas, de que o PIB vai crescer zero num sei das quantas”, disse Lula durante reunião com ministros no Palácio do Planalto. “Vamos ver o que vai acontecer quando a chamada economia micro, pequena e média começar a acontecer nos rincões deste país”, continuou o presidente, que pediu empenho de sua equipe para oferecer um bom ambiente de negócios.

“Vamos ver o que vai acontecer quando as pessoas começarem a produzir mais, quando as pessoas começarem a comprar mais, começarem a vender mais. A gente vai perceber que a economia vai dar um salto importante”, apostou Lula. “Eu ainda não vou dizer aquilo que eu disse em 2005, que foi um motivo de muita chacota por parte da empresa, quando eu falei sobre um milagre do crescimento, quando a economia cresceu 5,8% e a imprensa especializada achava que não ia crescer. Acho que a gente vai crescer mais do que os pessimistas estão prevendo”, completou o presidente.