2 crianças morrem de insuficiência renal e “Nestlé” fecha fábrica às pressas

Brasil – A Nestlé informou que está fechando uma de suas fábricas após as denúncias de casos de insuficiência renal em crianças virem à tona. O problema da empresa pode ter sido motivo devido à presença da bactéria Escherichia coli em seus produtos, o que chegou a levar duas crianças à morte. Sem falar sobre as diversas intoxicações.

A companhia é uma das maiores e mais reconhecidas do setor alimentício e de bebidas do mundo. Atualmente, a Nestlé está presente em mais de 180 países e detém uma carta de produtos imensa. Sendo assim, o seu portfólio inclui desde chocolates e laticínios até produtos de nutrição infantil e alimentos para pets.

Contaminação por bactéria causa falecimento de duas crianças

A fábrica que será fechada está localizada na cidade de Caudry, no norte da França, responsável pela produção de pizzas congeladas. A empresa recebeu diversas denúncias de que crianças estavam recebendo diagnósticos de insuficiência renal devido à contaminação pela bactéria Escherichia coli.

Por causa disso, a Nestlé passou por uma inspeção, que constatou a falta de higiene no local. Sendo assim, o Ministério Público de Paris decidiu abrir uma investigação para confirmar a responsabilidade da companhia na morte de duas crianças e nas diversas intoxicações registradas. Durante a sua defesa, a empresa informou que a farinha, uma das principais matérias-primas do produto, poderia ter problemas.

Por fim, a Nestlé anunciou o fechamento da fábrica em 30 de março. Apesar disso, a companhia afirmou que a decisão ocorreu devido à redução no número de vendas, não pelos casos de contaminação. Em nota à agência AFP, a Nestlé informou que irá iniciar um processo para encontrar um novo comprador para a sua fábrica.

Bactéria encontrada em fábrica da empresa causa insuficiência renal

A bactéria E. coli geralmente é encontrada no trato gastrointestinal dos indivíduos. Em alguns casos raros, a infecção pode ser grave a ponto de evoluir para uma condição potencialmente fatal, conhecida como síndrome hemolítico-urêmica (SHU). A SHU acontece quando as toxinas produzidas pela bactéria causam a destruição dos glóbulos vermelhos do sangue. Com isso, ocorre a formação de microcoágulos que obstruem os vasos sanguíneos nos rins.

Isso resulta em uma insuficiência renal aguda, além de outros problemas, como a anemia hemolítica e a baixa contagem de plaquetas, conhecida como trombocitopenia.