“100 dias foram suficientes para revertermos um cenário estarrecedor”, afirma presidente Lula

Brasil – Na véspera de completar 100 dias de governo, nesta segunda-feira (10), Lula publicou um artigo enumerando ações necessárias para, segundo ele, reverter o “cenário estarrecedor” que encontrou em seu terceiro mandato, logo após o governo fascista de Jair Bolsonaro (PL).

“Neste 10 de abril, meu terceiro mandato como presidente da República chega à marca dos 100 dias. É um período curto se comparado aos 1.460 dias de trabalho para os quais fui eleito pela maioria do povo brasileiro. Ainda assim, 100 dias foram suficientes para revertermos um cenário estarrecedor, identificado pelos quase mil especialistas dos nossos grupos de transição”, afirma.

Lula diz que esse foi o motivo de colocar no slogan do governo a palavra “reconstrução”, juntamente com “união”, que mostra que “não existem dois Brasis, o Brasil de quem votou em mim e o Brasil de quem votou em outro candidato”: “Somos uma nação”.

O presidente, então, enumera uma série de programas retomados, como o Bolsa Família, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), o Mais Médicos, além de reajuste de 36% no Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), que estava com recursos congelados havia seis anos.

Além disso, Lula cita a recriação de ministérios – como o da Igualdade Racial e Cultura – e a contenção de crises, como do desmatamento na Amazônia e o genocídio dos Yanomamis, colocados em marcha durante a gestão Bolsonaro.

“Para a roda da economia voltar a girar, formulamos um marco fiscal realista e responsável, que mantém o equilíbrio das contas públicas e garante que os pobres estejam no orçamento. Retomamos o investimento em infraestrutura: apenas em 2023 destinaremos R$ 23 bilhões para obras, mais do que o total investido nos últimos quatro anos. Retomamos 14 mil obras que estavam paralisadas pelo país. Entre elas, estão 10 obras em creches e escolas públicas do Distrito Federal, com recursos do FNDE”, escreve o presidente.

Segundo Lula, esses primeiros 100 dias são apenas o início de um projeto para “alcançar sonhos que hoje podem parecer impossíveis”.

“Nestes primeiros 100 dias, priorizamos o que era inadiável. Começando pelo necessário, para fazer o possível e alcançar sonhos que hoje podem parecer impossíveis. Nos 1.360 dias que temos pela frente, seguiremos firmes na reconstrução de um país mais desenvolvido, justo e soberano, com paz, harmonia e oportunidades para todos. O Brasil voltou”.

Fonte: Revista Fórum