Joe Biden diz que concorrer como canditado à reeleição em 2024

MUNDO – O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse, nesta segunda-feira (10), que planeja concorrer à reeleição em 2024, mas ainda não está preparado para o anúncio oficial. As informações são da CNN.

“Eu planejo concorrer, mas não estamos preparados para anunciar isso ainda”, disse Biden em entrevista ao programa “Today” da NBC antes da tradicional caça aos ovos de Páscoa da Casa Branca.

O presidente ainda não escolheu um gerente de campanha, não definiu se uma sede seria localizada na Filadélfia ou Wilmington, Delaware, ou selecionou uma data para oficializar uma candidatura à reeleição.

Há muito conhecido por adiar as decisões importantes – incluindo várias vezes como senador quando avaliava uma candidatura à presidência – Biden está oferecendo uma espera final para os democratas enquanto eles aguardam a votação do próximo ano.

“No que eu acho que é a chance improvável de que ele finalmente decida não concorrer desta vez, ele precisará fazê-lo em breve para que outros candidatos possam entrar em campo para serem competitivos”, disse o senador democrata de Delaware, Chris Coons, representante do presidente amigo íntimo e aliado. “Estou encorajando-o a correr, e acho que ele vai correr. Mas ele tomará essa decisão em seu cronograma, não no meu”.

O presidente tem sido notoriamente deliberado ao longo de décadas em cargos públicos, muitas vezes adiando decisões importantes até a 11ª hora.

Mas adiar o anúncio da reeleição está enraizado em considerações muito mais práticas, dizem os assessores, sendo o primeiro e mais importante o foco em questões de governo, como aumentar o teto da dívida e evitar ser arrastado para a briga política antes do que deveria.