Conta de luz de morador aumenta significativamente após instalação do medidores SMC da Amazonas Energia

Manaus – Nesta terça-feira (11), um consumidor enviou uma denúncia informando que sua conta de energia aumentou significativamente após a instalação do novo sistema de medição da Amazonas Energia.

O consumidor enviou uma foto mostrando consumo de energia elétrica nos últimos meses e é possível notar que o último mês cobrado é contado a partir do novo sistema, ressaltando que nesse mesmo período, o novo sistema de medição tinha sido proibido.

Pode-se notar que entre os meses de abril e novembro de 2022 a conta está “zerada”, mas conforme o denunciante, o valor não foi cobrado por conta de um dos processos que a empresa de energia possui com a justiça. O valor chocou demais consumidores com o aumento da conta.

O único mês que eu paguei barato, foi o de janeiro, mas porquê eu e minha família viajamos e quando voltamos instalaram o sistema sem nossa autorização. Agora tá aí, mais de R$ 400 reais sem explicação alguma. Nem em casa a gente fica, todo mundo aqui passa o dia trabalhando. Um tapa na nossa cara o que essa empresa está fazendo“, disse o consumidor que preferiu não ser identificado.

Uma das maiores justificativas da empresa para instalação do novo sistema, que continua proibido até o fechamento desta matéria, era que o valor da conta de luz diminuía e só quem era contra a instalação do SMC (Sistema de Medição Centralizada) era quem tinha “gato” (ligação clandestina) em casa.

“Nunca tivemos gato aqui onde eu moro, sempre pagamos certinho e nunca atrasou. Agora aqui onde moramos falta luz praticamente todo dia e quando falta luz, automaticamente falta água”, ressaltou o denunciante.

Vale ressaltar que a empresa reforçou que apenas parou de realizar a instalação no novo sistema e não vai retirar os medidores novos já instalados. O denunciante informou que vai na justiça protestar contra o valor cobrado e contra a instalação sem autorização do sistema em sua residência.