Integrantes de Comitê Interinstitucional e do Nise se reúnem com representantes de Escolas Particulares

Manaus – Representantes do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Privado do Estado do Amazonas (Sinepe-AM) participaram, nesta quarta-feira (12/04), de reunião com integrantes do Comitê Interinstitucional de Proteção, Monitoramento, Guarda e Segurança Escolar, implantado pelo Governo do Amazonas, e o Núcleo de Inteligência em Segurança Escolar (Nise), da Secretaria de Estado de Educação e Desporto. O grupo discutiu propostas efetivas para coibir ameaças e a ocorrência de ataques na rede pública e privada de ensino do Amazonas.

Além disso, foram apresentadas ao Sindicato, sugestões de medidas a serem desenvolvidas pelas escolas, como palestras e orientações aos educadores, pais e estudantes, conforme recomendações da Secretaria de Segurança Pública (SSP), Polícia Militar (PM), Polícia Civil (PC) e Secretaria Executiva Adjunta de Inteligência (Seai), presentes no encontro.

A secretária de Educação, Kuka Chaves, destacou que a ação integrada com o Sinepe-AM busca combater ameaças de ataques dentro do ambiente escolar, bem como fortalecer a educação e segurança escolar nas unidades de ensino públicas e privadas do Amazonas.

“Estamos juntos para que a gente possa resguardar a segurança de todos os profissionais da educação, de todos os estudantes e, mais do que nunca, pedindo a colaboração das famílias que, neste momento, têm um papel essencial no combate a práticas desta natureza”, disse.

A presidente do Sinepe, Laura Andrade, agradeceu o apoio diante da escalada de violência presenciada em todo o país e destacou as orientações a serem trabalhadas nas escolas.

“Uma das frentes de atuação decididas durante a reunião foram as palestras e formações voltadas aos nossos gestores e colaboradores, para sabermos como agir diante destes casos, pois com as orientações corretas teremos atitudes corretas”, concluiu a presidente.

De acordo com o Comandante Geral da Polícia Militar do Amazonas, coronel Vinicius Almeida, a reunião buscou estreitar laços com a rede privada de ensino e colocar o Estado à disposição da educação do Amazonas.

“É importante ressaltar que o Estado desenvolveu uma frente de ação e, junto às instituições competentes, tem como foco orientar os representantes das escolas particulares, para que unidos, possamos combater esses atos”, enfatizou o Coronel.

O delegado da Polícia Civil e coordenador do Nise, Denis Pinho, ressaltou a importância de notificar e apurar, junto ao Núcleo, casos de violência no âmbito escolar. “Enfatizamos que, assim como a rede estadual, a rede privada também precisa estar atenta às orientações do Núcleo”, concluiu o delegado.

Comitê Interinstitucional e Nise

O Comitê de Proteção, Monitoramento, Guarda e Segurança Escolar foi lançado na última segunda-feira, 10/04, pelo Governo do Amazonas para reforçar para resguardar o convívio pacífico e seguro nas escolas do Estado.

Integram o comitê a Secretaria de Estado de Educação e Desporto, a Secretaria de Governo (Segov), Casa Civil, Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP), por meio da Secretaria Executiva Adjunta de Inteligência (Seai), polícias Militar, Civil e Corpo de Bombeiros; Casa Militar, Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas), Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejusc), Secretaria de Estado de Saúde (SES), Secretaria de Estado de Comunicação (Secom) e Procuradoria Geral do Estado (PGE).

Um das ações do Comitê é o Núcleo de Inteligência em Segurança Escolar (Nise), da Secretaria de Estado de Educação e Desporto, que foi criado para combater ataques e crimes de ameaça, racismo, bullying, ciberbullying, uso de drogas, tráfico de entorpecentes e quaisquer outras ações que se configurem em transgressões no interior das escolas contra estudantes, profissionais da educação ou mesmo contra a estrutura das unidades da rede estadual de ensino.

Em 24 horas de atuação, identificou 25 adolescentes envolvidos em ameaças contra escolas das redes estadual e municipal de ensino. Os alunos, todos menores, são autores de ameaças propagadas na internet, tendo como possíveis alvos escolas localizadas nas zonas norte, leste, centro-sul, oeste e centro-oeste de Manaus. Os envolvidos foram encaminhados à Delegacia Especializada em Apuração de Atos Infracionais (Deaai), onde foi registrado boletim de ocorrência (BO) e instaurados procedimentos. Os alunos menores de 12 foram encaminhados ao Conselho Tutelar.

Denúncias

As denúncias podem ser feitas via 190, ou 181, ou ainda pelo número (92) 99414-0480 (telefone e whatsapp) e via e-mail: [email protected]. O canal garante a preservação do sigilo das informações do denunciante.