sábado, 24 de janeiro de 2026
Início AMAZONAS Após episódios de violência, justiça autoriza uso de detectores de metais em...

Após episódios de violência, justiça autoriza uso de detectores de metais em escolas de Manaus

AMAZONAS – A Justiça amazonense autorizou e determinou o uso imediato de detectores de metais em escolas públicas e privadas de Manaus. A decisão deferida parcialmente pelo juiz Saulo Góes Pinto, do Juizado da Infância e da Juventude Cível da Comarca de Manaus, atende Tutela de Urgência requerida em Ação de Obrigação de Fazer proposta pela Associação de Pais, Mestres e Comunitários de duas escolas da Polícia Militar.

No despacho, o magistrado prevê o uso do aparelho até o dia 30 de abril e é resposta aos recentes episódios de violência ocorridos em estabelecimentos de ensino da capital amazonense e em todo o Brasil.

Góes Pinto ainda ressalta que as escolas devem ter cuidados especiais durante a revista de alunos portadores do espectro autista e outras restrições médicas relacionadas à utilização dos detectores. Nos demais casos, verificada a presença de armas ou outros instrumentos que ofereçam risco à integridade física, o portador deverá ser imediatamente encaminhado à autoridade policial, respeitando-se o previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

A decisão do juiz foi tomada após reunião com representantes das Secretarias Municipal e Estadual de Educação (Semed e Seduc, respectivamente), Polícia Militar, Conselhos Tutelares e Sindicato dos Estabelecimento de Ensino Privado do Estado do Amazonas (Sinepe). Na esteira do despacho, o juiz ainda determinou que o Procon-AM seja oficiado para fiscalizar eventual aumento de preços dos detectores de metais, uma vez que os presentes na reunião relataram que o valor do instrumento saltou de, em média, R$ 200 para até R$ 600 nos últimos dias.