sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026
Início POLÍTICA Cármen Lúcia será relatora, no STF, do pedido da PGR para prender...

Cármen Lúcia será relatora, no STF, do pedido da PGR para prender Sergio Moro

BRASIL – A ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), foi sorteada nesta terça-feira (18) para a relatoria da denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o senador e ex-juiz Sergio Moro (União Brasil).

A PGR pediu a prisão de Moro após a divulgação de um vídeo em que ele fala em “comprar habeas corpus” do ministro Gilmar Mendes, do STF. As imagens viralizaram nas redes sociais na última sexta-feira (14).

A denúncia foi encaminhada nessa segunda-feira (17). Nas imagens, Moro aparece sorrindo e falando em “comprar um habeas corpus do (ministro do Supremo Tribunal Federal) Gilmar Mendes”. No documento, a vice-procuradora Lindôra Maria Araujo afirmou que Moro estava “ciente da inveracidade de suas palavras” e pediu que senador seja condenado à prisão.

Em coletiva nessa segunda-feira, o ex-juiz disse ser vítima de um vídeo editado e que sempre fez “críticas respeitosas” ao STF. “Me preocupo, dentro desse mesmo contexto, que o governo federal busque cercear a liberdade de expressão. É claro que ela não abrange ofensas, é claro que ela não abrange ameaças, mas, claramente, naqueles fragmentos manipulados, não há nenhuma acusação contra o ministro Gilmar Mendes, não há nenhuma ofensa intencional ao ministro. O que existe são falas descontextualizados e divulgadas em fragmentos, para falsamente me colocar como alguém contrário ao Supremo Tribunal Federal e ao próprio ministro. O que nunca fui”, disse.