Ministro Flávio Dino: “Ameaçou escola, estamos pedindo a prisão. E vamos continuar”

BRASIL – O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (PSB), acompanhou nesta quinta-feira (20) a Operação Escola Segura, força-tarefa da pasta deflagrada para garantir a segurança de unidades educacionais em todo o país. A operação acontece em meio a ameaças de massacres em instituições de ensino.

Ao fazer um balanço da operação, Dino afirmou que o governo federal é duro contra ações deste tipo: “falou em nazismo, em neonazismo, ameaçou escola, diz que vai fazer ataque, nós estamos pedindo a prisão, e vamos continuar, porque não há como conviver com esse clima que alguns poucos querem criar, em detrimento de 40 milhões de estudantes”.

Ainda sobre as ameaças de ataques, Dino declarou que não há “razão objetiva” para pânico. “[Hoje] é data em que estamos trabalhando muito fortemente porque havia e há alguns anúncios e ameaças. Vamos manter o monitoramento no nivel máximo ao longo de todo dia e também nos dias subsequentes. Estou comunicando às familias que o presidente Lula decidiu que a Operação Escola Segura vai continuar. Lançamos como temporária, e vimos que, em razão desses números, é imperativa a continuidade”.

Até o momento, a Operação Escola Segura efetuou 302 prisões ou apreensões (aplicadas a menores de idade). 1738 casos estão em investigação pelas polícias estaduais e órgãos federais. Há 2593 registros de boletins de ocorrência e 1062 pessoas foram conduzidas a delegacias para prestarem depoimentos. Foram realizadas 270 operações de busca e apreensão, incluindo “armamentos letais, não letais e outros artefatos que indicam pertencimento a grupos propagadores de violência, notadamente grupos nazistas ou neonazistas”, disse o ministro Flávio Dino.