Shein anuncia investimento de R$ 750 milhões no Brasil e quer criar 100 mil empregos no país

BRASIL – A marca de fast fashion Shein anunciou nesta quinta-feira (20) que vai investir R$ 750 milhões no Brasil nos próximos anos para estabelecer uma rede com milhares de fabricantes do setor têxtil no país, informa a Reuters.

A companhia asiática, que anunciou também um marketplace para produtos e vendedores no Brasil, afirmou que pretende fazer parceria com 2 mil fabricantes no país o que deve gerar 100 mil empregos nos próximos três anos.

Segundo a empresa, uma das mais procuradas pelo público jovem feminino no país, até o final de 2026 cerca de 85% das vendas no Brasil devem corresponder a fabricantes e vendedores locais.

A decisão de construir a fábrica foi muito bem recebida pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), que recentemente enfrentou dificuldades em relação à isenção tributária de encomendas internacionais entre pessoas físicas, que afetam diretamente a Shein e outras varejistas.

Em entrevista, o ministro afirmou que se reuniu com a Shein e o presidente da Fiesp, Josué Gomes, e que a empresa pretende nacionalizar 85% dos produtos vendidos em sua plataforma no prazo de quatro anos. Além disso, a Receita está trabalhando em um plano para garantir a conformidade das grandes plataformas, que prevê que a tributação desses produtos seja feita de acordo com as regras brasileiras.