Facebook pode estar te devendo uma grana! Saiba como receber

Mundo – O Facebook terá que pagar R$ 3,5 bilhões (US$ 725 milhões) a usuários que tiveram seus dados vazados. Até 87 milhões de pessoas, que têm perfis na rede social, podem ter tido informações pessoais acessados indevidamente pela Cambridge Analytica, empresa especializada em prospecção e análise de dados envolvida num escândalo em 2018.

Após o Facebook aceitar o pedido da Justiça, a big tech criou um site para identificar os eventuais prejudicados com o caso — clique aqui e veja se você tem direito a algum recurso —para repassar o dinheiro.

O dinheiro, porém, está restrito a usuários que acessaram o Facebook dos Estados Unidos entre maio de 2007 e dezembro de 2022. “Se você era um um usuário do Facebook nos Estados Unidos entre 24 de maio de 2007 e 22 de dezembro de 2022, você pode ser elegível para receber um pagamento em dinheiro por conta de um Acordo de Ação Coletiva”, diz o site.

O usuário que se sentiu prejudicado precisa preencher um formulário para reclamar. O acesso pode ser feito aqui, basta clicar. O prazo para enviar a solicitação é 25 de agosto de 2023.

Aqueles que não aceitarem esse acordo podem entrar com uma nova ação na justiça contra a Meta — empresa dona do Facebook, WhatsApp e Instagram. Neste caso, basta cancelar o pedido de dinheiro feito pelo site até 26 de julho de 2023.

Dados vazados pelo Facebook

Ao longo dos anos, a Meta, que é proprietária do Facebook, Instagram e WhatsApp, enfrentou alguns processos judiciais de usuários que alegam que a empresa permitiu que seus dados de usuário fossem acessíveis a terceiros sem a permissão deles.

Os advogados de defesa das vítimas indicaram, em ação coletiva, que o Facebook facilitou o acesso a dados de amigos dos usuários prejudicados, além de falhar no monitoramento desses conteúdos. Para completar, segundo os advogados, a rede social não aplicou punições depois de descobrir o acesso indevido a dados pela empresa.

Para ter acesso a algum pagamento, além de ter acessado o Facebook do território dos Estados Unidos, o usuário deverá pagar taxas administrativas, o que deve reduzir consideravelmente a quantia, alerta o site Mashable, especializado na cobertura de tecnologia. De qualquer forma, é dinheiro de graça que pode voltar para o seu bolso.

Fonte: R7