Rede Social TikTok pede que parlamentares votem contra urgência do PL das Fake News

Brasil – Em reunião com a Frente Parlamentar do Empreendedorismo, nesta terça-feira (25), o diretor de Políticas Públicas do TikTok, Fernando Gallo, defendeu a autorregulação das plataformas digitais e pediu que os deputados presentes votassem contra a urgência do Projeto de Lei 2630/2020, a PL das Fake News.

Com muita humildade, eu quero pedir que rejeitem a urgência desse PL e apoiem a criação de uma comissão especial. Nós entendemos que a regulação, quando for muito bem sopesada, debatida e construída para durar pode ter um papel importantes em assegurar um ambiente digital seguro para todos. Somos a favor da regulação. Agora, nós defendemos que processos regulatórios sejam feitos de forma ampla e aberta, com análise de impacto com base em evidências científicas”, declarou Gallo aos deputados presentes na sede da FPE.

O executivo da TikTok reclamou que, em relação ao PL das Fake News, não houve a convergência de setores durante os três anos em que a matéria tramita na Câmara dos Deputados. Segundo Gallo, “não houve um debate amplo e multisetorial, em que Governo, Congresso, setor privado, Academia e sociedade civil sentem literalmente na mesma sala no mesmo dia, na mesma mesa, para construir consensos.”

Em uma amostra de como funciona a autorregulação da plataforma, o executivo divulgou dados de um relatório das ações durante as eleições e a semana do 8 de janeiro que apontou que o TikTok recebeu 90 ordens judiciais determinando a remoção de 222 URLs , além de ter removido 66 mil videos por desinformações sobre as eleições.

Fonte: O Antagonista