Plataforma de vídeos YouTube alerta para ameaça à liberdade de expressão no Brasil

Redes Sociais – Após diversas big techs se pronunciarem sobre o assunto, agora o YouTube divulgou um texto se posicionando contra o PL das Fake News. A empresa diz enxergar com grande preocupação uma “legislação apressada” e que envolve “enormes implicações” para quem atua na criação de conteúdo para a internet.

No manifesto, o YouTube sinalizou que o projeto traz “aspectos ambíguos” e alerta para o trecho da proposição que permite que não haja “limites claros sobre o que o governo pode controlar. Essa disposição poderia ser facilmente sujeita a abusos, o que significa que um conteúdo legítimo poderia ser removido sem muitas explicações”.

– Além disso, durante os “protocolos de segurança”, as plataformas podem ser responsabilizadas pelo conteúdo postado por outras pessoas em seus sites. Na prática, isso quer dizer que, para evitar punições legais, serviços como o YouTube serão incentivados a remover conteúdo de forma agressiva por medo de serem responsabilizados. Nesse cenário, quem perde é a liberdade de expressão: milhões de criadores no Brasil que vêm ao YouTube todos os dias para expressar suas ideias e participar de debates importantes podem ter suas opiniões removidas da plataforma – advertiu a empresa.

Fonte: Pleno News