Presidente Lula diz que sanções dos Estados Unidos à Venezuela “matam crianças”

Brasil – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou nesta 2ª feira (29.mai.2023) os bloqueios econômicos dos Estados Unidos contra a Venezuela e afirmou que as sanções “matam crianças”. A fala de Lula foi dada em resposta a jornalistas depois de reunião bilateral com o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, no Palácio do Planalto.

“Eu sempre acho que o bloqueio é pior do que uma guerra, porque na guerra, normalmente, morre soldado que está em batalha, mas o bloqueio mata criança, mulheres, pessoas que não têm nada a ver com a disputa ideológica que está em jogo”, disse o brasileiro.
Ainda sobre as sanções, Lula culpou os EUA pela dificuldade que a Venezuela enfrenta para exportar produtos de outros países.

“O Maduro não tem dólar para pagar as suas exportações. Quem sabe ele possa pagar em yuan [moeda chinesa]. Quem sabe a gente possa receber em outra moeda de outro país para que a gente possa trocar. É culpa dele? Não. É culpa dos Estados Unidos que fez um bloqueio extremamente exagerado”, disse.

O petista defendeu a criação de uma moeda do Brics –Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul– para que as trocas comerciais não dependam somente do dólar.

“Eu não vou dizer que nunca pensei e nunca sonhei em que a gente estabeleça comércio nas nossas próprias moedas. […] Eu sonho com que a gente tenha uma moeda entre os nossos países para que a gente possa fazer negócios sem precisar ficar dependendo do dólar. […] Eu sonho que os Brics possa ter uma moeda. Então eu penso que nós temos que avançar”, afirmou.

Fonte: Poder 360