Dona do Instagram e Facebook, Meta manda funcionários retomarem trabalho presencial

Redes Sociais – A Meta, companhia norte-americana controladora do Facebook e do Instagram, mandou a maioria de seus funcionários retomarem o trabalho presencial pelo menos três dias por semana a partir de setembro. É mais uma medida do dono e presidente da empresa, Mark Zuckerberg, para um caminho de eficiência e rentabilidade, que incluiu, desde o ano passado, a demissão de 21 mil empregados.

Segundo a companhia, a mudança se aplicará apenas a funcionários híbridos e não atingirá aqueles contratados para uma jornada totalmente remota. O trabalho remoto ou híbrido começou a ser adotado na pandemia de covid-19. Porém, desde o ano passado diversas companhias – incluindo Amazon, Google, Apple e Microsoft – voltaram a exigir o trabalho presencial.

Segundo o Wall Street Journal, funcionários da Meta trabalham presencialmente em média cerca de 2,2 dias por semana. Em março, Zuckerberg, em uma postagem, incentivou os funcionários da Meta a passarem mais tempo no escritório.

“Nossa análise inicial dos dados de desempenho sugere que os engenheiros que ingressaram na Meta pessoalmente e depois foram transferidos para o remoto ou permaneceram pessoalmente tiveram um desempenho melhor, em média, do que as pessoas que ingressaram remotamente”, disse Zuckerberg, na ocasião.

Fontes informam a jornais internacionais que os funcionários da Meta estão descontentes com a medida, que ocorre em meio à demissão de 21 funcionários – 10 mil recentemente e 11 mil no terceiro trimestre do ano passado. Além disso, muitos reclamam que alguns executivos de alto escalão dirigem suas divisões de locais distantes da sede da empresa, na Califórnia. A Meta tem cerca de 75 mil funcionários.

Via: Revista Oeste