Vereador Rodrigo Guedes nomeia seu personal trainer Pipoka para gabinete na Câmara

Manaus – O vereador Rodrigo Guedes (Podemos) nomeou seu personal trainer particular Carlos Alberto Silva dos Santos, o Carlos Pipoka, para trabalhar em seu gabinete, na Câmara Municipal de Manaus (CMM). A informação foi confirmada nas próprias redes sociais do profissional de educação física, onde ele divide suas postagens entre fotos na academia e registros das atividades do parlamentar.

“Novo desafio e nada melhor do que trabalhar ao lado de uma pessoa referência e que realmente entrega 100% na luta ao lado da sociedade. Vamos juntos meu vereador”, afirma o personal em uma postagem de março de 2023, acompanhada de uma foto ao lado do vereador nas dependências da CMM.

Segundo informações do Portal da Transparência da CMM,o professor de educação física teve o seu nome aprovado para assumir um cargo no gabinete de Guedes. Ainda que a prática não seja ilegal, o claro sinal de favoritismo se mostra latente visto que o profissional se diz formado em contabilidade enquanto exerce função sem compatibilidade com a sua formação.

De acordo com o regimento da Câmara Municipal de Manaus, não há proibição para a contratação de profissionais com experiência em outras áreas para atuar no legislativo. No entanto, é importante que a decisão seja justificada e que a pessoa indicada possua as qualificações mínimas necessárias para ocupar o cargo.

Nas redes sociais, o personal trainer que divide seu tempo atuando em uma academia local, não poupa elogios ao amigo de longa data. “Meu vereador, amigo e grande incentivador desde o começo da minha jornada, ainda teremos mais registros desse ainda neste ano, pode ter certeza! Obrigado por sua amizade”, declara o personal trainer em uma foto na academia ao lado do parlamentar.

Vale ressaltar que a nomeação do personal trainer pelo vereador Rodrigo Guedes, ainda que não seja diretamente ilegal, levanta questões sobre a transparência e ética dos políticos locais na contratação do efetivo das Casas legislativas.