sábado, 7 de fevereiro de 2026
Início EDUCAÇÃO Presidente Lula lança ‘Compromisso Nacional Criança Alfabetizada’ com foco na educação básica...

Presidente Lula lança ‘Compromisso Nacional Criança Alfabetizada’ com foco na educação básica no Brasil

Brasília, DF 2023/06/12 O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, acompanhado da primeira-dama Janja Lula da Silva, de governadores e dos ministros da Educação, Camilo Santana, e da Fazenda, Fernando Haddad, lança o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom

BRASIL – O presidente Lula (PT) participou nesta segunda-feira (12) do lançamento do ‘Compromisso Nacional Criança Alfabetizada’ e afirmou que o Estado “falhou miseravelmente” na educação nos últimos anos.

“Os professores sabem, e muito, o que devem fazer em sala de aula. Qualquer pai ou mãe sabe que a educação é o caminho para uma vida melhor para suas crianças e incentiva o estudo acima de tudo. O atraso na alfabetização ocorre porque o Estado brasileiro falhou miseravelmente nos últimos anos. Falhou porque achou que repassar recursos para as escolas era gasto e iria comprometer o tal ‘equilíbrio fiscal’, falhou porque não garantiu alimentação escolar de qualidade, falhou porque, quando a pandemia levou ao fechamento das salas de aula, o governante anterior não cobrou soluções emergenciais para a educação; preferiu o negacionismo e o discurso do ódio”, afirmou Lula.

“O resultado não poderia ser outro. Mesmo tendo uma rede de educação pública em todo o território nacional, aprimorada ao longo de décadas, o Brasil sofreu vergonhosos retrocessos, retrocessos que nunca mais vamos permitir que aconteçam neste país, completou.

Com o lançamento do programa, o presidente disse tentar “dar um outro passo, para ver se a gente faz com que no ensino fundamental as crianças saiam mais preparadas do que hoje”.

“Quem é mais velho sabe que a escola pública já teve qualidade – era para poucos, mas tinha qualidade. A escola pública tinha dentista, médico. Isso tudo acabou. Nós chegamos ao ponto em que muitas crianças nas periferias dos grandes centros urbanos iam para a escola muitas vezes por conta da merenda. Vejam o absurdo”, disse o presidente.