Passagem de ciclone extratropical no RS deixa 7 mortos e 8 desaparecidos

BRASIL – A chegada de um ciclone extratropical à Região Sul do país provocou tempestades e ventos fortes no Rio Grande do Sul durante a madrugada desta sexta-feira (16) deixando, até a manhã deste sábado (17), sete mortos e oito desaparecidos.

Rajadas de vento chegaram a atingir 100 km/h. Diversas cidades do estado sofrem com inundações – que invadiram casas, hospitais e universidades –, deslizamentos de terra, falta de energia e estradas bloqueadas.

Segundo a Defesa Civil, há 39 municípios atingidos, com registro de 2.330 desabrigados e 282 desalojados.

O órgão do estado também emitiu alerta vermelho para chuvas intensas e risco de enxurradas nas regiões da serra, no litoral norte e na área metropolitana de Porto Alegre. Os rios Caí, Paranhana e Sinos têm possibilidade de cheias. Pelo menos 11 voos foram cancelados no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, devido ao vento forte.

Segundo a Rio Grande Energia (RGE) e a Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE), concessionárias responsáveis pelo fornecimento de energia no RS, pelo menos 460 mil clientes estão sem energia no estado. São 323 mil pontos na Região Metropolitana de Porto Alegre e 54 mil no litoral norte. Já na área de concessão da RGE, são 74 mil casas sem fornecimento de luz.