“Inimaginável”, diz em nota governo do AM sobre ameaça do boi Garantido não se apresentar em Parintins

AMAZONAS – O Governo do Amazonas se manifestou, em nota, sobre a ameaça do presidente do Boi Garantido, Antônio Andrade, se não levar o bumbá vermelho e branco para a disputa do 56º Festival Folclórico de Parintins.

Em ofício enviado ao secretário de Cultura do Amazonas, Andrade alegou problemas financeiros no boi-bumbá e pontuou que a situação pode culminar em “colapso, calamidade iminente, com direito a ameaças de morte e cenário de caos social”, não somente no Boi Garantido, mas em Parintins como um todo.

Saiba mais: Parintins 2023: Presidente do Garantido ameaça tirar boi da disputa por falta de dinheiro

Após a repercussão, o Governo do Amazonas descreveu como “inimaginável a não participação do Boi-Bumbá Garantido no 56º Festival Folclórico de Parintins, por supostos problemas financeiros da Associação Folclórica”.

Leia a nota na íntegra:

Nota sobre a realização do 56º Festival Folclórico de Parintins

O Governo do Amazonas considera inimaginável a não participação do Boi-Bumbá Garantido no 56º Festival Folclórico de Parintins, por supostos problemas financeiros da Associação Folclórica, conforme alegou a atual diretoria em carta encaminhada nesta segunda-feira (19/06) à Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa. Dessa forma, o governo assegura que o festival acontecerá, nos dias 30 de junho e 01 e 02 de julho de 2023, como manda a tradição.

O Governo do Estado apoia, acredita e fortalece o festival em tudo que lhe cabe, tendo cumprido com todos os acordos firmados para a realização da festa em 2023. Além do repasse de R$ 10 milhões para os bois, sendo R$ 5 milhões para cada um, também trabalhou na captação de recursos junto a patrocinadores da iniciativa privada. Ao longo dos anos, o Estado também tem dado todo o apoio logístico, estrutural para que o espetáculo ocorra e espera que as Associações Folclóricas também cumpram sua parte, colocando os bois na arena e fazendo a festa acontecer.

O Festival Folclórico de Parintins é patrimônio cultural brasileiro e pertence ao povo do Amazonas. O Festival representa o fortalecimento da economia local, geração de emprego e renda para a população de Parintins, e o Governo do Amazonas não vai admitir que nenhuma intercorrência impeça a realização do Espetáculo do Povo da Floresta.