Furto de energia por mansão prejudica fornecimento a moradores do Tarumã

Amazonas – Uma equipe de fiscalização da Amazonas Energia flagrou, nesta semana, uma mansão que furtava energia de uma subestação no bairro Tarumã, zona oeste de Manaus, afetando o fornecimento do serviço aos moradores da região. O caso foi descoberto pela empresa, que realizou uma inspeção técnica acompanhada do Instituto de Criminalística e da Polícia Civil para constatar o crime.

Foi registrado um Termo de Ocorrência e Inspeção (TOI) para a unidade consumidora, e a Amazonas Energia retirou o medidor e o transformador do local. O fornecimento de energia para o local também foi suspenso no poste. A Unidade Consumidora instalada no local não pertencia à região de Tarumã, mas sim ao bairro do Distrito Industrial. Além disso, o selo da caixa estava violado e a ligação metálica do medidor colada, impedindo a contagem do consumo pelo relógio.

A subestação funcionava com 112,5 KVA, operando na rede de média tensão de 13.8 KV da Amazonas Energia, o que resultava em uma utilização acima do padrão estabelecido pela concessionária para a área. A concessionária ressalta que a prática de ligações clandestinas, desvios e fraudes na medição de energia sobrecarrega os transformadores, bem como a rede de distribuição de energia elétrica. “A irregularidade afeta o serviço de distribuição às pessoas que pagam suas contas corretamente, além de ocasionar curtos-circuitos que colocam em risco a vida dos amazonenses”, reforça Radyr Gomes, diretor Institucional e Técnico do Interior da Amazonas Energia.

Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), os cálculos da tarifa de energia consideram as perdas por irregularidades/fraudes, fazendo com que o bom cliente acabe pagando pelo furto praticado por terceiros. De acordo com Radyr Gomes, as ligações clandestinas no Amazonas são feitas de forma pulverizada, em residências, condomínios, indústrias e comércios. “O efetivo combate ao furto de energia somente é possível com o envolvimento de toda a sociedade, inclusive autoridades dos governos estadual e municipal”, completa.

O furto de energia e fraude de medidores são crimes tipificados no Código Penal brasileiro, além de serem passíveis de multas administrativas. Qualquer denúncia pode ser feita por meio do telefone e WhatsApp 0800 701 3001, pelo site da Amazonas Energia ou pelo aplicativo disponibilizado pela concessionária.