Inscrições para o Sisu 2023 se encerram nesta quinta-feira (22)

BRASIL – Terminam nesta quinta-feira (22) as inscrições para o segundo processo seletivo de 2023 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

O programa do Ministério da Educação (MEC) reúne vagas no ensino superior público. Para se inscrever, os estudantes interessados devem acessar o Portal Acesso Único, do MEC.

Após entrar no sistema, o aluno deve conferir suas informações e selecionar até duas opções de curso de graduação. A seleção será segundo a classificação obtida com a nota da edição de 2022 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

A segunda edição deste ano oferece 51.277 vagas, em 1.666 cursos de 65 instituições de educação superior. O Ministério da Educação divulgará o resultado da chamada regular em 27 de junho.

Aqueles que não passarem na chamada regular poderão manifestar interesse de ficar na lista de espera, entre 27 de junho e 4 de julho. A convocação dos candidatos em lista de espera pelas instituições está prevista para ocorrer a partir de 10 de julho.

O Sisu reúne em um sistema eletrônico gerido pelo MEC as vagas ofertadas por instituições públicas de ensino superior de todo o Brasil, sendo a grande maioria delas ofertada por instituições federais (universidades e institutos).

Segundo o MEC, o sistema executa a seleção dos estudantes com base na nota do Enem. Até o limite da oferta das vagas, por curso e modalidade de concorrência, conforme as escolhas dos candidatos inscritos, eles são selecionados por ordem de maior classificação, em cada uma das duas edições anuais do Sisu.

Confira o cronograma:

  • De 19 a 22 de junho – período de inscrições
  • 27 de junho – resultado da chamada regular
  • De 27 de junho a 4 de julho – prazo para participar da lista de espera
  • De 29 de junho a 4 de julho – matrícula da chamada regular
  • 10 de julho – convocação dos candidatos em lista de espera pelas instituições a partir desta data